Quem sou eu

Minha foto
Morrinhos - GO, Goiás, Brazil
Licenciado em Geografia pela UEG, Bacharel em Geografia pela UNICEUB, especialista em Geoprocessamento (FAGO) e mestre em Geografia - UFG - Catalão, Doutorando em Geografia - UNB Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás, Campus Morrinhos e da Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS).

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Imagem Alos para Goiás e DF

Ai galera, já estão disponíveis, no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as novas imagens do estado de Goiás e do Distrito Federal, que fazem parte de um projeto que está sendo desenvolvido para geração de ortoimagens do sensor AVNIR-2 (do satélite ALOS), que cobrirão diversos estados da Federação. Agora o mosaico cobre todo o Estado de Goiás. As imagens são datadas de 2007 a 2010. Para baixar as imagens visite o sitio do IBGE ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_orbitais/ortoimagens/
Mosaico de imagens de Goi%C3%A1s e do Distrito Federal IBGE disponibiliza mosaico de imagens de Goiás e Distrito Federal

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

NOVO SITE PARA BAIXAR IMAGEM ASTER GDEM



Ai Galera recebe muitas reclamações sobre o tutorial que publiquei onde demonstrava como baixar as imagens AsterGdem, fui conferir e descobre que a pagina havia mudado, todavia, descobri onde estão disponíveis as imagens atualmente. Por enquanto segue o Site logo estarei demonstrando como fazer para se cadastrar e baixar as imagens, um abraço a todos e muito obrigado.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Livro digital: Introdução ao Processamento de Imagem de Sensoriamento Remoto

Ai galera blogada, segue uma otima dica: trata-se do livro elaborado por professores do Instituto de Geociencias da UNB e distribuido gratuitamente no formato PDF. O livro pode ser baixado pelo link:
Introdução ao Processamento de Imagem de Sensoriamento Remoto boa leitura a todos

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Base Cartografica Nacional


IBGE lança nova base cartográfica do território nacional

Por Alexandre Scussel | 10h56, 20 de Agosto de 2012 Pelo portal MundoGeo
A Base Cartográfica para o território nacional em escala 1:250.000 (BC250), que faz parte do projeto SIGBrasil, é um projeto pioneiro no Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Referência cartográfica para as ações de planejamento, monitoramento e atualização das informações dos recursos naturais do país, a nova escala possibilita uma visualização muito mais detalhada do que a escala anterior de 1:1.000.000. A BC250 está disponível em formato shape, que permite utilização em programas de sistema de informações geográficas (SIG).
Na construção da Base Cartográfica, foram utilizados como referência os procedimentos descritos no Manual Técnico de Geociências (nº 12 da série de manuais da Geociências). O Manual de Procedimentos Técnicos para Fiscalização, Controle de Qualidade e Validação da Base Cartográfica na escala 1:250.000, produzido pela Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências do IBGE, visa a orientar a atividade de fiscalização de serviços de mapeamento, padronizando procedimentos, como o preparo de imagens e construção de mapas, garantindo a qualidade do material produzido.
Com os dados das diversas categorias de informação presentes na Base, de forma integrada e totalmente digital, a nova Base Cartográfica 1:250:000 está preparada para integrar a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) em futuro próximo.
O mapa do Brasil mostra a divisão em blocos da Base Cartográfica em escala 1:250.000, disponibilizada para 81% do território nacional (os blocos identificados nas três tonalidades da cor azul estarão disponíveis ao final do ano de 2012). A Base pode ser acessada através do link www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm.
Base Cartogr%C3%A1fica do Territ%C3%B3rio Nacional IBGE IBGE lança nova base cartográfica do território nacional
Fonte: IBGE

domingo, 24 de junho de 2012

Imagens DMSP e TRMM para o bioma Cerrado

Ai galera blogada, uma boa noticia, o LAPIG/UFG ( Laboratorio de Processamento de Imagem e Geoprocessamento) está disponibilizando  imagem DMSP para o bioma Cerrado, Uma das características especiais desta família de satélites é que consegue gerar imagens de objetos que refletem pouca quantidade de luz, fato esse que a torna uma exelente ferramenta na detecção de cidades e queimadas. 
Outra imagen que tambem está sendo disponibilizada pelo LAPIG é a TRMM, tem como objetivo monitorar diversas características da precipitação em regiões tropicais e subtropicais, preenchendo uma lacuna existente em relação à aquisição de dados.  O Download de imagens estão disponiveis no sitio do LAPIG  recortadas e mosaicadas para o bioma cerrado, organizadas por ano. no endereço: http://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig é so fazer o cadastro e baixar em "produtos=>dados geográficos". Bom trabalho a todos (Fonte: LAPIG)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Imagens Alos para Goiás

Ai galera, a dica de hoje, enteressa muito para aqueles que trabalham ou pretendem trabalhar com imagens Alos sensor AVNIR resolução espacial de 10 metros, principalmente para quem atua em Goiás. é que o IBGE desde 2010 vem disponibilizando em seu sitio ortoimagens Alos, do projeto Base Contínua, escala 1:100000, Goiás e Distrito Federal. Segue o indice_ortoimagens disponiveis atualmente para Goiás. Para maiores informações consulte o site do IBGE http://www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm